quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Café com açúcar mascavo


Novamente, vamos falar sobre adoçar ou não o seu café! João Wagner, um amigo do Sul de Minas Gerais, que já rodou o mundo todo, disse que desde criança tem o costume de tomar café com açúcar, de preferência açúcar mascavo, para não perder o sabor original que o acompanha por esses anos todos.

Quando a gente está aprendendo sobre os aromas do café, quase sempre somos remetidos a um cheiro, de que tomamos conhecimento na infância. E esses aromas, seguem nos acompanhando pelo resto da vida. Vira e mexe, e aquele cheiro vem, trazendo junto a lembrança da infância.

Assim como acontece com João Wagner, de guardar na memória do olfato, o cheiro de café com açúcar mascavo, pode ser que suas recordações também lembrem aromas que você faz questão de recordar.

A minha referência era tomar café torrado com rapadura, no interior de Pernambuco, para já economizar no açúcar. É claro, que o café a que fui apresentado anos atrás, ainda na infância, nem de longe se assemelha com os cafés dos bons. Café de grife como são conhecidos esses cafés especiais.

E se no passado, meu e do amigo João Wagner – e certamente de muita gente – tomava café com açúcar, ou com rapadura, para compensar os defeitos que os cafés tinham, hoje em dia, com tanto café bom não vejo motivo para continuar tomando café adoçado.

Deixe que o café apresente ao seu paladar todos os aromas e os sabores que detém. Agora mesmo, chegou um café do Panamá, bem ali, na América Central, que tem um marcante aroma de morango. Outros lembram, lima, melaço de cana-de-açúcar, chocolate.

Deixe o seu café mostrar que gosto tem.

<embed src="http://www.4shared.com/embed/751567042/962b308b" width="420" height="250" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always">embed>

Um abraço e bom café!

Nenhum comentário: