quinta-feira, 15 de abril de 2010

Festival Brasil Sabor 2010


Ricardo Icassatti Hermano

Políticos sem nenhuma expressão ou representatividade deveriam ser proibidos de participar de qualquer ato, solenidade, evento ou cerimônia pública. Outra providência que já deveria ter sido adotada pelos profissionais de cerimonial é evitar a repetição dos nomes de "autoridades".

Se o locutor ou mestre de cerimônia já apresentou as "autoridades", não é preciso que cada discurseiro repita todos os nomes das "autoridades que compõem a mesa". É chato e improdutivo. Especialmente em eventos onde a atração principal é a comida.

Foi exatamente o que aconteceu na noite de terça-feira passada. Tive que ouvir discursos sonolentos de "autoridades" que chegaram com uma hora e 45 minutos de atraso. Entre elas, os ministros do Turismo e da Pesca. Completamente sem noção. A fome apertando e aqueles sujeitos sem expressão falando irrelevâncias pelos cotovelos.

Representantes do MSN (Movimento dos Sem Noção)

A convite da cafeteria Fellini Caffè (CLS 104 Bloco "B" loja 1, fone: 3223-1333) e da sua belíssima proprietária, Moema Dourado, fomos ao lançamento da sétima edição do maior evento gastronômico do país, o Festival Brasil Sabor Brasília 2010. A festa foi realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Sem a presença de nenhum governador ...

O festival reúne restaurantes nas capitais brasileiras, que criam um prato especial privilegiando ingredientes locais e, durante um mês (termina em 16 de maio), oferecem com preço diferenciado aos seus clientes. O sucesso é tanto que os restaurantes geralmente acabam incorporando o prato aos seus menus permanentes.

Em Brasília, participam do festival 79 casas (nem todos são restaurantes) em 99 endereços. É fácil identificar porque haverá informação em cada local. Cada cliente receberá um Guia de Restaurantes onde será colado um selo para cada prato do festival que consumir. Quando completar seis selos, ganha o direito de repetir um deles gratuitamente.

Tirando os discursos inúteis, a festa foi muito bem organizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). E não existe almoço grátis. Cerca de 30 participantes prepararam degustação de até dois pratos, que não eram o prato do festival. Mas, estavam deliciosos e comi como um padre não-pedófilo. Até jacaré experimentei, feito pelo Bar Godofredo (CLN 408 Bloco B Loja 16,, fone: 3965-6666).

O meu eleito foi o creme de siri do Restaurante Triplex (SCES Trecho 2 Conj. 08 Loja 04 - Beira Lago, fone: 3226-8869), que fica ao lado da ponte JK. Simplesmente maravilhoso. O prato que eles criaram para o festival é o Bife de Ancho. A receita argentina criada pelo chef Adriano Barreto leva carne grelhada, maçã e molho de Vinho do Porto, acompanhado de arroz branco preparado com creme de leite, baunilha e tomilho. Essa maravilha sai por apenas R$ 42 durante o festival.

Esse creme de siri é uma coisa muito séria

Outro creme que bateu um bolão foi o de abóbora da cafeteria Fellini Caffè. O prato que servirão durante o festival é o Gamberi Della Vieira, um gratinado de camarão com penne e molho béchamel branco.

As meninas da Fellini Caffè e o disputado creme de abóbora

Na área dos doces fiquei bestificado com os produtos da Cacahuá (CLS 207 Bloco A Loja 37, fone: 3443-0430). Coisa finíssima. Sou um pobre chocólatra, dependente químico mesmo, e descobri um monte de viciados por lá. A maioria mulheres bonitas. Foi uma perdição com overdose de chocolates. Já fiquei freguês : )

Depois de me acabar nas deliciosas pizzas da Valentina Pizzaria (CLN 214 Bloco A Loja 9, fone: 3340-6868), encontramos na saída o barista Daniel - da Café & Complementos (SCLRN 708 Bloco E Loja 51, fone: 3272-3480) - que nos brindou com um novíssimo Café Cristina. Fechamos a noite com chave de ouro e a barriga cheia.

Daniel, o barista, fazendo a poção mágica

Nenhum comentário: