quarta-feira, 28 de abril de 2010

Tribuna Independente


Ricardo Icassatti Hermano

A convite do amigo jornalista Leandro Mazzini, representei o Café & Conversa ontem no programa Tribuna Independente, do canal Rede Vida. Trata-se de um programa de entrevistas comandado por Mazzini e pela jornalista Denise Rothenburg. A entrevistada da noite foi a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que também preside a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Kátia Abreu é uma mulher excepcional. Após a morte do marido, em 1987, assumiu a administração da fazenda e dali construiu uma carreira política invejável e uma liderança incontestável no meio rural. Traçando um paralelo com o futebol, ela passou por todas as peneiras, jogou nas categorias de base e chegou a um grande time.

Mostrou que tem talento, perseverança, disciplina e paciência para chegar à Seleção Brasileira. Talvez ao lado de José Serra como vice-presidente. Talvez. Por mais que tentássemos arrancar alguma informação dela a respeito desse assunto, Kátia Abreu não denunciou nem que possa estar levemente tentada pela ideia.

Mas, o mais importante é que a senadora não é uma invenção de marketing, não forjou seu currículo ou história de vida e nem foi sacada do bolso de algum colete oportunista. Ela entende do que fala e defende, é uma produtora rural de sucesso e uma liderança respeitada em seu meio.

A senadora Kátia Abreu discursando em plenário

A senadora se mostrou uma ardorosa defensora dos fundamentos democráticos e alertou aos caudilhos e conspiradores de plantão que ela faz parte daqueles que vigiam e protegem minuto a minuto a jovem democracia brasileira. Antenada com as mudanças no mundo, implementou novos rumos e diretrizes na CNA e seus olhos brilham quando fala do novo projeto desenvolvido junto com a Embrapa, as Vitrines dos Biomas.

As Vitrines dos Biomas são pequenas fazendas-modelo instaladas nas regiões que abrigam cada um dos biomas brasileiros: Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa. Nessas vitrines, o produtor rural da região terá acesso a toda tecnologia agropecuária desenvolvida para aquele determinado bioma.

Kátia Abreu ainda reafirmou sua luta pela obediência às leis que são insistentemente ignoradas por integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) ao invadirem propriedades. A senadora criou na CNA o que chamou de Observatório das Inseguranças Jurídicas, que sugere medidas e acompanha todas as ações de governo e da justiça nessa área.

Foi uma boa entrevista e, como sempre acontece em televisão, o tempo pareceu pouco
para fazer todas as perguntas que gostaríamos. O blog Café & Conversa agradece a oportunidade à Rede Vida e aos jornalistas Leandro Mazzini e Denise Rothenburg.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela entrevista Ricardo. Você perguntou fez a melhor pergunta da noite, quando perguntou onde a senadora pretende chegar. Foi excelente. A senadora é realmente uma grande representante do setor produtivo e da livre iniciativa.
Sara

Café & Conversa disse...

Oi Sara,

A senadora é realmente uma mulher surpreendente. Parece uma personagem saída da literatura, como Scarlett O'Hara de O Vento Levou.

Abraço

Ricardo Icassatti Hermano