quarta-feira, 21 de abril de 2010

Manteiga Turbinada


Ricardo Icassatti Hermano

Lembra quando comer manteiga não era pecado? Depois virou pecado mortal e todo mundo migrou para a margarina. Daí a gordura hidrogenada matou um monte de gente plastificando as artérias.

Pois é. Assim que experimentei pela primeira vez a tal da margarina não gostei. Não tinha gosto de nada. Nunca mais comi aquilo e como a manteiga deixou de frequentar a mesa lá de casa, passei a rechear meus sanduíches com queijo e mostarda ou mel. Mas, sempre que podia, voltava para a minha querida e insubstituível manteiga.

Especialmente depois que assisti O Último Tango em Paris ...

"Tá bom Maria Schneider. Eu passo uma manteiguinha antes ..."

Quem aprecia um bom prato sabe o valor da manteiga. O sabor é inconfundível e ela enriquece qualquer receita. Mas, além de um poderoso ingrediente numa receita, a manteiga também pode ser um molho saboroso quando é temperada.

Hoje o Café & Conversa traz uma receita básica para turbinar sua manteiga. Você pode variar em cima e adicionar os sabores que mais gosta.

Além disso, hoje também é o dia do Grande Sorteio das Canecas do Café & Conversa. E essa manteiga turbinada é excelente para passar no pão, no muffin, no bolo, no pão de queijo ou ainda derretida sobre um belo bife, frango ou peixe grelhado. Deu até pra sentir o cheiro : )

Manteiga Turbinada

Ingredientes

- 1/2 xícara de manteiga (com ou sem sal) à temperatura ambiente
- 1/2 xícara de óleo de Canola ou azeite de oliva extra virgem
- Ervas ou temperos que desejar


Preparo

Coloque a manteiga, o óleo e os temperos no liquidificador. Bata até que misture bem e a consistência fique quase líquida. Coloque a mistura na geladeira e deixe endurecer. Dura até uma semana na geladeira. Abaixo um vídeo explicativo passo-a-passo, em inglês. Mas, com a receita escrita fica fácil entender.



Nenhum comentário: