domingo, 4 de abril de 2010

A Música do Dia - Apokalipso - Darko Rundek


Romoaldo de Souza


Hoje, para os cristãos, é a Páscoa. A festa da ressurreição. Supostamente, Cristo teria despertado da morte e subido aos céus. É a passagem da morte para a vida. Mas hoje, eu quero falar do Apocalipse. Um passo adiante.


A Bíblia, o mais famoso livro das religiões cristãs, conta que João teria visto sete anjos parados diante de Deus, com sete trombetas, cada um enviando uma desgraça, como chuvas de pedras, mares de sangue, estrelas caindo na terra e por ai a fora.


Um dos anjos tinha nas mãos, um turíbulo de ouro, cheio de brasa. Deus tomou o turíbulo das mãos do auxiliar, soprou as brasas e lançou o fogo sobre a terra e houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto.


Nas mãos de um coroinha qualquer,

um turíbulo como esse já faz um estrago,

imagine nas mãos de um Deus irado!

Sai de perto, Ricardo!


E outro dia eu estava no Haiti, quando a terra tremeu e nem sabia que estava diante do Apocalipse. Mas essa é uma visão bíblica.


O cantor, compositor, poeta e dramaturgo Darko Rundek tem outro ponto de vista sobre o Apocalipse.


Para quem nasceu na Croácia, que antes era a Iugoslávia, enfrentou a ditadura comunista de Tito ou o outro sanguinário, Slobodan Milosevic, o artista Darko Rundek vê o Apocalipse de um ângulo deveras interessante. Pelas pernas de uma mulher.


"Você é jovem demais

E eu estou velho demais para esperar

Cheiro no ar é mole

Desde que eu me encontrei com os olhos

O sonho desta noite

está começando”, diz Rundek


Então se o seu Apocalipse ainda não chegou; se o seu vizinho não ligou aquela música chata; se não toca um batidão pelas imediações da sua casa; se os pagodeiros foram todos abduzidos pelo incenso do Senhor Deus, escute e veja como Darko Rundek “enxerga” o Apocalipse dele. E o seu como será, hein?



Apokalipso

Darko Rundek


Ti si premlada

A ja sam prestar za èekanje

Miris u zraku mekan je

Otkada tvoje sreo sam oèi

San ove noæi

Poèinje


Apokalipso sviraju


Crni i znojni anðeli

S cvjetom u kosi

Ritam te nosi

Dobit æu sve što zaželim


Sad uzmi mi ruku i vodi me


Pred nama nisu godine

Al mogu biti najdulji sati

Rado te pratim

Vodi me


Anðeli nek se odmore


A u nebeske ponore

Mi æemo skupa

Padati znati

Otvori širom prozore


Ti si ta koju sanjam


Ja sam taj kojeg oduvijek znaš

Više nemamo želja

Jer sad plovimo do beskraja




Um comentário:

Isabela Raposeiras disse...

A sopinha de maçãs verdes com o moço dentro é realmente a imagem do apocalipse.
Abraço.