sábado, 17 de abril de 2010

A Música do Dia - Copo Descartável - Isaias Lima & Dayane


Romoaldo de Souza

O Acre é mesmo Terra de Ninguém. Ou de muitos.

Tão longe, que acho que além de Enéas Carneiro, o político que berrava "Meu nome é Enéééééééas!!!", quando foi três vezes candidato a presidente da República; de Armando Nogueira, um dos mais renomados cronistas esportivos; de Jarbas Passarinho, importante ministro do Regime Militar de 1964; de Chico Mendes, que antes de ser político era ambientalista; de Glória Peres, novelista famosa da TV Globo; de Marina Silva, pré-candidata à Presidência e "criacionista", que prefere acreditar mais no Fiat Lux da Bíblia do que no Homo Sapiens de Darwin; o Acre também é Terra de Judas.

Seguramente, só pode ter sido por lá, onde se localiza o último povoado brasileiro a ver a luz do sol, que Judas se escondeu. Fugindo da Polícia, acabou perdendo as botas na correria. Daí o ditado: "onde Judas perdeu as botas".

O Acre também já deu ao mundo um dos maiores e mais atualizados clássicos da dor-de-cotovelo da MPB. Claro que essa é uma forma polida de falar da dor-de-corno. A inenarrável Kombi Branca, postada aqui no Café & Conversa, antes mesmo de bater recordes. Para rever, clique neste link.

Pois mesmo não estando satisfeito com o recorde de acessos e de repercussão, eis que o Acre nos manda a inusitada Copo Descartável, com a dramaticidade digna de um Oscar, a dupla Isaias & Dayane e a participação mais que especial da "amiga" Andreia Lima. Quanto realismo fantástico, quanta ternura.

Perceba que Dayane e Andreia inauguraram uma nova e certamente copiável técnica cinematográfica. A chamada "lágrima invisível". Ou como disse o premiado diretor James Cameron, durante manifestação que o criador de Avatar fez em Brasília nesta semana: "The invisible tears". Quer apostar que a técnica fará parte de Avatar 2?

Glória Peres, Glória Peres, por onde andas? Tão ocupada estás que não percebes a arte que pulula de cama em cama nos rincões acreanos? Veja o que o povo é capaz de fazer com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. É puro Cinema Novo! Veja que Dayane leva chifre e vai ser consolada pela amiga Andreia Lima. No final, assim como fez Pedro Almodovar em Volver, as duas amigas se abraçam ... Poderiam terminar juntas. Seria O Happy End! Os créditos passando na tela e as duas rolando na cama.

- Foi bom pra você, amiga?!?

- Humrum ...



Nenhum comentário: