quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Café, com açúcar cristal ou refinado?

Romoaldo de Souza 

Amante da gastronomia, o chef Augusto Duran,  morador de Recife, perguntou qual é a alternativa mais saudável: adoçar o café com açúcar cristal ou açúcar refinado.

É bom salientar que o açúcar refinado, para chegar a esse ponto branquinho, ganha alguns ingredientes químicos e perde nutrientes. Então, assim, entre um e outro, o açúcar cristal é bem mais saudável.

Agora, já que você deu a deixa nunca é demais lembrar que se tivesse me perguntado se minha preferência era por café com açúcar ou sem açúcar eu vou tomar sempre sem adoçar.

O grão quando é puro, Augusto, já tem sabores que adoçam naturalmente o café. Tem uns achocolatados, outros com leve toque de frutas cítricas, outros com sabor de melaço de cana de açúcar. 

O costume de colocar açúcar no café foi introduzido para compensar o sabor amargo, muitos vezes queimado, do café por causa da péssima qualidade.

Tendo um tempinho, experimente tomar café sem açúcar para sentir todas as nuances de aroma e sabor.

Agora, se você ainda não tem esse hábito, pode ir deixando o açúcar pouco a pouco. Vá diminuindo a quantidade até não sentir mais necessidade de colocar o açúcar. 

Mas eu quero destacar que não chega a ser um pecado, um crime, tomar café com açúcar. Agora, você colocando açúcar explora menos as qualidades de um bom café.


Um abraço, bom café!

3 comentários:

Milton Carvalho disse...

@RomoaldodeSouza responde que um bom café é melhor ser tomado sem açúlcar, mas infelizmente não são todos os brasileiros que tem acesso a um café de excelente qualidade. Digo infelizmente porque eu mesmo sou um deles. Por tanto, se não adoçarmos o café este terá um gosto muito amargo.

Replicando o amigo, Abraço e um bom café.

Kelly Stein disse...

Olá Romoaldo,
Este assunto de café e açúcar pode ser polêmico. Alguns defendem o uso do açúcar no café, outros condenam veemente. É tanto argumento, que resolvi produzir uma série especial sobre a substância que já foi considerada um produto raro, símbolo de riqueza e poder durante centenas de anos.

Se quiser, veja mais sobre este tema:
Quais são os tipos de açúcar? http://www.mexidodeideias.com.br/index.php/curiosidades/acucar-x-cafe-1/

Posso adoçar meu café?
http://www.mexidodeideias.com.br/index.php/curiosidades/acucar-x-cafe-2/

Sugar Blues - livro polêmico sobre o uso do açúcar na alimentação
http://www.mexidodeideias.com.br/index.php/curiosidades/sugar-blues-o-doce-amargo-do-acucar/

Bjus!
Kelly

Romoaldo de Souza disse...

Excelente, Kelly! Excelente! Mas você tem razão, é um tema bastante polêmico!