sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ernesto Cafés Especiais - Boas memórias e simpatia sincera

Ricardo Icassatti Hermano

Memórias são uma coisa espetacular. Elas nos fazem viajar no tempo e podem nos encher de alegria ou tristeza. Eu prefiro aquelas que me enchem de alegria. Os pais deveriam se concentrar mais nisso, criar boas memórias para seus filhos, porque elas serão o parâmetro de felicidade e um porto seguro confortável nos momentos de dificuldade.

O Romoaldo abordou o assunto há poucos dias, com grande repercussão entre nossos leitores: as lembranças que um simples cafezinho pode nos trazer. E estão sempre relacionadas à infância, ao carinho das mães, tias e avós, o cheiro do café, dos biscoitos e bolos feitos na hora, o ambiente acolhedor das cozinhas e os lanches no final da tarde.

Foi esse tipo de lembrança que levou a professora com Mestrado e Doutorado em História, Juliana Pedro, a abandonar o magistério para se dedicar em tempo integral ao amor pelo café. Para nossa sorte e prazer, ela fez cursos, acumulou conhecimento, aprendeu muito e abriu há pouco mais de um mês a Ernesto Cafés Especiais, ali na CLS 115 Bloco C Loja 14, Fone: 3345-4182. 

Justa homenagem ao armazém do "Seu Ernesto"

O nome foi escolhido justamente pela lembrança que Juliana guarda com especial afeto desde a infância em Anápolis (GO), quando sua avó lhe pedia que fosse comprar um pouco de café no armazém do "Seu Ernesto". Ela me contou que voltava para casa com a cara enterrada no pacote, cheirando aquele pó (êpa!) de café recém-moído e ainda quentinho. 

Detalhes belos, preciosos e delicados

Ainda criança, ela teve a felicidade de aprender o quanto o café é agregador, como azeita as conversas interessantes, conforta corpos e mentes cansados, aproxima as pessoas, aperta laços, espalha bons sentimentos e eleva os espíritos.

O Café & Conversa foi conhecer a nova cafeteria a convite da nossa leitora-fã de Batatais, Thays Martins de Oliveira, que também é dona do blog Cheirinho de Café. Mas, como toda mulher, nos fez esperar várias horas. O que não foi de todo ruim. Absolutamente. Enquanto aguardávamos, a Juliana nos recepcionou com extrema gentileza e simpatia genuína, nos contou suas belas memórias e nos preparou delícias. Nos sentimos em casa.

Juliana se preparando para pilotar a sua Ferrari La Marzocco

Juliana nos apresentou ao café da casa - um blend de Icatú Amarelo bastante encorpado, acidez pronunciada ao final e doçura no retrogosto - e a outro que chama simplesmente de "micro lote", cheio de história. São apenas duas sacas de uma safra já inteiramente vendida para uma torrefadora japonesa. Ela me contou que ficou horas convencendo o produtor a lhe vender, apelando inclusive para as lágrimas. Deu certo : ) Poucos homens resistem ao choro de uma mulher bonita.

Fala sério ... só um sujeito muito mau não se
comoveria com as lágrimas da Juliana

Sorte nossa, porque o "micro lote", um blend de Bourbon Amarelo e Vermelho, é simplesmente delicioso, aveludado, acidez no ponto, doce ao final e sabor de longa permanência. Já ficamos fãs. Pena que tem pouco, mas a Juliana garante que na próxima safra terá sua cota garantida. Lágrimas irresistíveis ... Ela também nos brindou com a degustação de um belo café jamaicano, o Blue Mountain, plantado em solo vulcânico e sabor acentuadamente mineral.

Manja só a cara do negão jamaicano

Os dois blends são provenientes do Sul de Minas Gerais, sendo que o blend da casa veio da Fazenda Diamantina, em São Sebastião do Paraíso, e o micro lote veio da Fazenda Passeio, em Monte Belo

A Ernesto Cafés Especiais tem um quê de armazém no espaço amplo, iluminado, na madeira envelhecida que cobre o assoalho e as paredes do balcão, onde reina absoluta a La Marzocco vermelha e nervosa como uma Ferrari. Ocupando espaço nobre na vitrine, um belíssimo forno alemão Probat atrai os olhares curiosos dos transeuntes. 

Esse forno ainda vai nos proporcionar muitas alegrias

Sim, a Juliana vai começar a torrar seu próprio café e promete sempre brindar sua clientela com as descobertas que fizer em suas incursões de coffee hunter pelas muitas regiões cafeeiras do Brasil. Mas, imaginem quando aquele pequeno forno começar a pipocar grãos de cafés especiais e exalar o perfume inconfundível na rua. Vai ser um Deus nos acuda! O povo vai invadir a cafeteria salivando.

A linha de chás "The Gourmet Tea", lá de são Paulo,
também está fazendo sucesso

O cardápio bem balanceado traz sanduíches bem nutridos, quiches, tortas, saladas e doces como o tradicional Bolo de Fubá com Erva Doce. Também tem Cream Cheese de Goiabada (minha perdição) e várias outras guloseimas, incluindo um Brigadeiro que já foi apelidado pela clientela de "Marechal". O capricho nos detalhes chega até às marcas de água mineral: Panna, Perrier e San Pellegrino.

Eu sou o Cream Cheese de Goiabada,
mas pode me chamar de Perdição!

O ambiente, ou seria melhor dizer, os ambientes são de uma elegância desconcertante, sem deixar de ser aconchegantes. É o caso das duas poltronas de couro para quem deseja se largar. Além disso, há mesas de vários tamanhos e uma pequena área ao ar livre, um quintal de casa de vó sombreado por uma enorme mangueira. O local é um verdadeiro achado.

Vejam esse "quintal" sombreado pela enorme mangueira

A música agradou bastante, pois é ancorada no bom Jazz. A cafeteria ainda dispõe de ampla ventilação cruzada, mas tem ar condicionado também, e conta com poderoso WI-FI. O pessoal está treinadíssimo e atende muito bem, com presteza, gentileza e munido de todas as informações essenciais para quem aprecia um bom café. 

Romoaldo se aboletou na poltrona e avisou:
"Daqui ninguém me tira!"

Saímos satisfeitos e impressionados. Especialmente quando Juliana nos confidenciou que buscou muita informação e inspiração neste blog que vos fala : ) Para nós, sempre é emocionante sabermos que, de alguma maneira, ajudamos pessoas a realizarem seus projetos de cafeteria. Não é a primeira vez.

Isso é puro ZEN ...

Por tudo isso e muito mais, recomendamos a Ernesto Cafés Especiais para quem, como nós, entende que uma boa cafeteria é o lugar onde desaceleramos o corpo e aceleramos a mente. E que tomar um bom café equivale a ganhar uma lambida na alma. 

Como bem diz o Romoaldo todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, em nosso quadro na CBN Recife e, em seguida, aqui no podcast: Um abraço e bom café!

3 comentários:

Thays disse...

Batatais...foi sacanagem!

Café & Conversa disse...

Cara fã e tiete Thays,

Você é uma figura ... (rs) Mas, não se envergonhe das suas raízes ... (rs)

Abraço da Redação do Café & Conversa

lucilene disse...

É um lugar maravilhoso para ir com sua familia o cafe é uma delicia é moido na hora,todos os bolos é uma delicia as tortas nem se fala e muito mais pra vc se sentir a vontade e com certeza vc vai ser bem recpcionado pq as baristas do ernesto sao muito atenciosa e a Dona Juliana é muito simpatica Parabéns juliana desejo tudo de bom pra vc.bjs