segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Planeta dos Macacos - A revolta dos bichos

Ricardo Icassatti Hermano

Ninguém gosta de ser escravo. Nem mesmo os macacos. Ninguém gosta de ser submetido a abusos, especialmente quando o abusador não aguenta um tapa, mas covardemente se vale de uma situação de poder para abusar. Nem mesmo os macacos gostam disso. Uma hora a coisa explode e o abusador paga caro.

O ser humano é abusado. Principalmente quando não aguenta um tapa. Aí então, faz de tudo para alcançar posição de poder para cometer seus abusos. Para isso, faz qualquer negócio porque é venal, traiçoeiro, puxa-saco, desvertebrado e desprovido de qualquer amor próprio, altruísmo, hombridade, autocensura e autocrítica.

Ontem, fui almoçar com os filhotes e assistir o recém lançado Planeta dos Macacos: A Origem. Assisti o primeiro (1968), o restante da trilogia, o seriado e um remake do original (2001) dirigido por Tim Burton. Sou fã da história porque retrata exatamente a relação de abuso de humanos em relação aos animais usados como cobaias de experiências científicas. 

Cartaz do filme (2011)

Cartaz do filme de 2001

Cartaz do filme de 1968

Também mostra o dramático resultado disso quando o animal, no caso um chimpanzé, consegue transcender a sua condição e, agindo como humano, se vale da força descomunal que possui e da inteligência que desenvolveu para destruir o abusador. O truque do filme é promover uma evolução relâmpago desse chimpanzé através da engenharia genética.

Resolvi que isso é pessoal. E agora?
O abusado aí vai fazer o que?

O cinema não estava cheio, mas era uma sala XD com assentos marcados no momento da compra do ingresso. E como tem gente abusada nesse mundo! Apesar de ter escolhido o assento com antecedência, alguns espertalhões resolvem sentar em outro lugar e ficar esperando para ver se alguém reclama. Um deles, um obeso abusado, ainda disse para a sua companhia que, com a sorte que tinha, iria aparecer um "enjoado" dizendo que aquela cadeira era dele.

Aê macacada!!! O bicho vai pegar!!!

E apareceu. E o gordo teve que se mudar com a sua companhia. E se encrencasse com o dono do lugar, eu iria me meter. E seria uma confusão danada, porque além de me meter, eu iria meter a mão ... deixa pra lá. Eu não entendo esse tipo de gente. E ainda tem mulher que sai com esses babacas. Porque outro casal na mesma fileira estava tentando aplicar o mesmo golpe. Nessas horas, as mulheres ficam caladas e os babacas, well, ficam com cara de babacas.

César é o grande astro do filme e é completamente digital

Na história original, astronautas viajam acidentalmente no tempo e aterrisam no que eles acreditam ser o planeta Terra. Mas, logo descobrem que naquele planeta houve uma evolução diferente. Os humanos permaneceram selvagens enquanto que os macacos se tornaram inteligentes. Obviamente presumem que chegaram em outro planeta, o Planeta dos Macacos

No primeiro filme, o planeta era dos macacos, mas tinha
humana selvagem, modelo, manequim, atriz muito gostosa

O filme causou grande furor na época, não apenas pela história extravagante, mas pela maquiagem utilizada nos atores que interpretaram chimpanzés, orangotangos e gorilas. Naquela época não existiam as facilidades digitais e os maquiadores faziam milagres. Foi um assombro. Depois, fizeram até um seriado de tevê, que eu não perdia de jeito nenhum.

Outra cena que causou furor em 1968, foi essa beijoca interacial

É justamente nos efeitos computadorizados que essa nova versão dá um show. O filme se concentra no início de tudo. No filme original, o astronauta interpretado por Charlton Heston só descobria - e nós também - que estava no planeta Terra na última cena, quando vê a Estátua da Liberdade semi enterrada na areia da praia. Pessoas gritavam e saiam arrasadas do cinema.

A cena que chocava as pessoas no cinema

Este novo filme mostra como se deu o princípio da involução da raça humana e a ascenção dos macacos ao posto de senhores da Terra. E a culpa é sempre da ganância desenfreada de gente abusada. Também tem um cientista meio tolinho (James Franco) que vai deixando as coisas acontecerem na tentativa de salvar seu pai de uma doença incurável.

"Esse micro lote da Ernesto Cafés Especiais é realmente sensacional"
Isso é um macaco evoluído

O toque bacana fica por conta de uma cena em que o jornal atirado na porta de uma casa traz a manchete do desaparecimento da espaçonave que se dirigia a Marte. Vamos ter continuação : ) A namorada do cientista tolinho é uma veterinária, claro, e dá um caldo. Planeta dos Macacos: A Origem é um filmaço. Recomendamos com a cotação máxima de quatro bananas. Diversão garantida para toda a família.

Um comentário:

Portal80 disse...

Parabéns pela leveza do texto. Que mesmo sem aprofundar na teoria do evolucionismo, acabou falando muito mais. De forma poética, com boas sacadas e levando ao humor sério.

Espero voltar mais vezes. Leitura viciante!