sábado, 6 de agosto de 2011

WE Café e o Ciclo da Vida


Ricardo Icassatti Hermano

O pragmatismo ocidental vê a vida como uma linha reta, com início, meio e fim. O Budismo Tibetano, vertente Mahayana do Budismo Indiano também conhecido como Lamaísmo, tem conotação acentuadamente mágica e nos ensina que a vida é um círculo. Estamos sempre retornando, através de sucessivas reencarnações, ao início. Até aprendermos a nos libertar do sofrimento.

Namastê ...

Ontem, recebemos com imensa tristeza a notícia do encerramento das atividades da Fellini Caffè. Há cerca de oito meses, a sua proprietária, Moema Dourado, recebeu o prêmio de Cafeteria do Ano 2010 concedido pelo Café & Conversa. Não sabemos os motivos que levaram a esse desfecho, mas lamentamos profundamente o fim de um estabelecimento que teve grande significado em nossas vidas e que nos proporcionou muito prazer.

Ontem, também participamos da pré-inauguração da WE Café, uma nova cafeteria, ou um café-bistrô, na definição da sua proprietária, Adriana Wood. Na verdade, um misto de tendências que resultou num lugar muito bacana. Uma dessas tendências é unir dois tipos de negócio que compartilhem do mesmo espírito elevado de beleza, sofisticação, sociabilidade e ineditismo. Por isso mesmo, também agreguem valor um ao outro.

WE = Wood Exclusively

Na Europa e nos Estados Unidos a tendência já está consolidada em cafeterias unidas a oficinas e lojas de bicicletas, floriculturas, lavanderias etc. Não é exatamente uma novidade. As grandes livrarias já ofereciam pequenos cafés dentro das suas instalações. No Brasil, a Vila Romana já teve em algumas das suas lojas e a Tok Stok mantém cafeterias em suas lojas. 

Estilo, elegância, exotismo, ousadia, beleza = WE

No nosso caso, a WE Café (Centro Comercial Gilberto Salomão, no Lago Sul) agrega a venda de produtos artesanais da Indonésia e de Bali, que vão de roupas a estátuas grandes entalhadas em madeira. Por que não? Uma cafeteria com boa oferta de grãos, excelente comida e o esplendor visual dos belíssimos artigos à venda. Aliás, tudo está permanentemente à venda, inclusive o mobiliário da cafeteria. 

Artesanato importado da Indonésia e de Bali

Adriana nos contou que sua paixão pelo café aconteceu há 15 anos, quando era executiva de uma operadora de cartão de crédito internacional. Numa viagem pelo Sul de Minas Gerais, região tradicional do plantio de café, experimentou um café especial. Gostou do café, mas não do local onde estava e passou a sonhar com a possibilidade de ter a sua própria cafeteria. 

A proprietária Adriana Wood e o barista Marco Costa

Ela me pediu para não contar, mas eu não sou cofre para guardar segredo. Adriana está negociando a importação de cafés especiais indonésios!!! É lá que tem um com sabor natural de maracujá ... e adivinhem quem foi convidado para a degustação assim que os grãos chegarem? Pois é, minhas amigas e meus amigos. A vida é cruel, eu sei : ) Mas, continuem trabalhando duro!

Mais peças belíssimas

Para dar o trato que tal preciosidade merece, a WE conta com a habilidade, destreza e competência do barista Marco Costa. Por sua vez, ele também dispõe de uma máquina italiana de espresso da marca La Spaziale. Por enquanto, o café servido será o da marca Orfeu, que já teve seus momentos e hoje não é lá essas coisas. 

A pose de "bad barista" é só para a foto. O Marco é super gentil : )

Mas, o Marco me confidenciou e pediu segredo (esse povo não aprende) sobre os outros grãos que serão servidos. Ele me disse que pretende oferecer a marca Baggio e um orgânico cujo nome não revelou nem sob tortura. Outra surpresa que o barista está preparando é o que chamou de "Café do Mês". E aí, teremos cafés da Colômbia, Papua Nova Guiné e outros países. É mole?

Esse Orfeu até que não estava ruim

Para acompanhar devidamente os muitos cafés que pretendemos beber ali, Adriana contratou o chef Flávio Pojo, que destacou o Macaron feito sem manteiga, de textura levíssima como a consciência das moças que comerem essa delícia. Ele ainda apontou o Crème Brûlée e os Brigadeiros Gourmet, especialmente o de limão siciliano, como fortes candidatos ao título de tentações irresistíveis. Ainda tem muitas outras e nem vou falar da Pavlova ...

Flávio Pojo, um chef criador de delícias e sua cozinha incrementada

Além desses pecados mortais que têm embalagens para viagem, Pojo também servirá pratos à base de carne, frango e peixe no almoço e no jantar. Por enquanto, a WE servirá apenas almoço. Jantar somente após a inauguração oficial que ocorrerá dentro de um mês e meio. Mas, o café-bistrô estará aberto e disponível ao seu apetite a partir de segunda-feira (8). 

Sabe esses que estão faltando? Pois é ...

Como dissemos no início, a vida é um ciclo. No mesmo dia em que soubemos do fim de uma cafeteria, conhecemos uma nova e bela proposta. E assim continuaremos até atingirmos a iluminação e nos libertarmos de todo o sofrimento. Até lá, vamos tornando a vida mais suportável com um bom café, uma boa companhia e uma boa conversa.

Parafraseando o Romoaldo: Boa sorte à WE e bons cafés para todos nós!

Buda está só te manjando ...

3 comentários:

Anônimo disse...

Sucesso ao novo espaço!
zeniteblog.zip.net

Marco Costa disse...

Caríssimo Ricardo,
Ficamos lisonjeados com a sua presença e sentimos a falta do querido Romualdo, entretando haverão outras oportunidades em que poderemos tomar um bom café juntos.
Agradecemos todos os incetivos.
Abraços,

ALice disse...

Adorei este espaço por duas razões:
a primeira porque sou fanática por café e por objetos como estes.
a segunda porque sou a mãe desse bad barista Marco.(só aparencia)ele é um encanto de rapaz.Parabéns pelo espaço.Brasilia precisava urgente de um cantinho especial assim.Um abraço carinhoso.
Alice