segunda-feira, 12 de abril de 2010

Bolo de Canela


Ricardo Icassatti Hermano

O frio gostoso chegou a Brasília. Não importa quanta chuva tivemos a poucos dias, quando a seca vem já chega trincando. E tempo frio é o melhor para tomar café acompanhado de alguma guloseima interessante. Por isso, o Café & Conversa segue incansável na pesquisa de pratos - doces e salgados - que harmonizam com uma caneca cheia de um perfumado blend.

Hoje, fomos buscar no site Vamos Comer uma receita especial que, por sua vez, vem da Casa de Chá Egípcia e Café Árabe Khan El Khalili, de São Paulo. Como podem ver, é um prato especializado, uma delícia das mil e uma noites, predileto de nove entre dez haréns. Aproveitem!


Bolo de Canela

Ingredientes

Massa

- 03 ovos
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 03 xícaras (chá) de açúcar bem cheias
- Aproximadamente 01 quilo de farinha de trigo
- 1/2 colher (chá) de sal
- 01 colher (sopa) de canela em pó
- 125 gramas de fermento biológico
- 1/2 litro de leite morno

Cobertura

03 xícaras de açúcar
02 colheres (sopa) bem cheias de margarina
02 colheres (sopa) bem cheias de canela em pó


Preparo

Massa
Dissolva 1 e 1/2 xícaras de açúcar com o fermento. Depois de dissolvido acrescente o leite e cubra com uma toalha para crescer por aproximadamente 20 minutos.
Após esse descanso, acrescente o restante dos ingredientes, começando pelos líquidos e depois os secos, misturando tudo com as mãos.


Cobertura
Para cobrir o pão faça mistura com as mãos até virar uma farofa o açúcar, a margarina e a canela em pó. Salpique o bolo com esta mistura e deixe descansar até dobrar de tamanho. Leve ao forno na temperatura de 180 graus no tempo de 20 a 30 minutos.

As odaliscas adoram esse bolo ...

2 comentários:

Hellen Tôrres disse...

Huumm..
Engraçado que a maioria dos meus comentários vão para receitas de guloseimas. Por que será?

Café & Conversa disse...

Boa pergunta. Por que será???