terça-feira, 20 de abril de 2010

Brownies, de Jean-Paul Hévin


Ricardo Icassatti Hermano

Como o Café & Conversa está enfeitado hoje com a estonteante e luminosa presença da jornalista Jamila Gontijo, precisávamos contrabalançar as energias do blog. Muito Yin para pouco Yang. O equilíbrio é a chave de tudo, já dizia minha mestra de Yoga.

Por isso, fomos buscar um gostosão para equilibrar as coisas. Calma meninas, não sou eu sem camisa : ) O gostosão em questão é um doce, cuja receita vem do livro Delícias de Chocolate (Editora Senac - São Paulo), e é um campeão de audiência. O autor dessa maravilha e do livro é o Maitre Chocolatier Jean-Paul Hévin.

Quando não está escrevendo livros culinários, Jean-Paul comanda suas famosas confeitarias, três em Paris e oito no Japão, que levam o seu nome. A receita é facílima de fazer e o doce é uma delícia irresistível. Especialmente quando acompanhado de uma das canecas personalizadas do Café & Conversa que serão sorteadas no próximo dia 21, cheia de café fumegante e cheiroso. Você já se inscreveu???


Brownies
Alimenta 6 pessoas

Ingredientes

- 190 g de manteiga fresca

- 100 g de chocolate derretido (70% de cacau)
- 130 g de açúcar mascavo
- 40 g de açúcar em pó
- 3 gemas de ovos ( 60 g)
- 45 g de farinha de confeiteiro
- 10 g de cacau em pó
- 3 claras de ovos (95 g) em neve, não muito firmes
- 80 g de nozes-pecãs em pedaços
- Um pouco de manteiga amolecida para untar a forma


Preparo


Pré-aquecer o forno a 190ºC.


Misturar com o batedor a manteiga e o chocolate, depois os dois tipos de açúcares e as gemas. Acrescentar a farinha e o cacau. Incorporar as claras em neve em três etapas, em seguida acrescentar as nozes. Misturar ligeiramente.


Untar uma forma baixa retangular ou quadrada. Assar em forno a 190ºC durante 35 minutos. Deixar esfriar antes de cortar. Deve ser saboreado morno. Se sobrar, o restante pode ser congelado em recipiente fechado.


O Brownie também pode ser acompanhado de uma bola de sorvete. Experimente com o sorvete de iogurte de chá verde ou de café. Prepare-se para chorar.

Imagine essa delícia ao lado da Jamila e da caneca Café & Conversa

2 comentários:

jamilagontijo disse...

Meninos! Esse negócio de Yin e Yang é relativo, viu? Eu posso ser mulherzinha, mas também tenho muita energia yang! Vai ser operária da notícia pra você ver! Mulher-macho sim senhor!

Café & Conversa disse...

Engano seu, minha cara Mila. Essa sua força e energia são o mais puro Yin : )