quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mariinha, a primeira caneca a gente nunca esquece


Ricardo Icassatti Hermano

Temos novidade na área. As canecas do Café & Conversa finalmente estão prontas e o sorteio vai rolar entre os leitores do blog. Mas, antes de tudo, uma pessoa muito especial ganhou a primeira caneca como um presente de agradecimento pela generosidade de compartilhar conosco os segredos culinários guardados a sete chaves pelas mulheres de Pedralva, aquela bucólica cidadezinha lá no Sul das Minas Gerais.

Ela é a incrível Mariinha (veja o post aqui), a guardiã da receita de pão de queijo que está fazendo enorme sucesso na Europa, França e Bahia. Além de Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos. Através do blog e da nuvem de eléctrons, o Pão de Queijo da Vó Ordália se incorporou aos menus de cafeterias em todo o mundo civilizado.

Assim, nada mais justo que a Mariinha recebesse a primeira caneca com toda a nossa admiração e carinho. E a encarregada de entregar o presente do Café & Conversa foi a Raíssa Abreu, jornalista galeguinha do zóio azul e filha ilustre de Pedralva, que relata agora a emoção da aventura.

Mariinha, a Caneca e o Pão de Queijo

A nossa querida Mariinha – aquela, do pão de queijo de Pedralva (Sul das Minas Gerais) – começou a lida do domingo de Páscoa toda toda. É que, além de ser Páscoa, era seu aniversário, e ela já dava a partida tomando seu cafezinho de todas as manhãs no primeiro presente que ganhara: a caneca personalizada do blog Café & Conversa.

O presente, peça quase que de colecionador, foi uma homenagem dos amigos Ricardo Icassatti e Romoaldo de Souza àquela que compartilhou sem titubear os segredos de gerações de fazedoras de pães de queijo, biscoitos, bolos, doces e outras delícias da culinária sul-mineira com os seguidores do blog.

Os tesouros da Mariinha, segundo contam, chegaram até as bandas de Portugal, embora ela não leve essa história de internet muito à sério, não.

Tímida que só, ela teve que ser ludibriada pra tirar a bendita foto encomendada: Mariinha e a caneca. De repente, eis que alguém lembra: “Tem pão de queijo na mesa!”. Então, de Pedralva diretamente para o Café & Conversa, Mariinha, a Caneca e o Pão de Queijo (dessa vez, fazendo pose).

Raíssa Abreu

Mariinha degustando seu café na caneca do Café & Conversa,
acompanhada do seu internacionalmente famoso pão de queijo

Quanto ao sorteio, aguardem. Estamos esperando apenas que o nosso designer Pablo Hermano, faça a arte. Daí vamos sortear algumas (poucas) canecas entre os nossos fiéis leitores.

Um comentário:

Unknown disse...

Realmente pão de queijo como o da Mariinha não existe... E uma pessoa tão especial... só ela mesma