domingo, 8 de novembro de 2009

Código de Conduta


Ontem, Xanxão (meu filho) e eu fomos assistir "Código de Conduta", estrelando dois pesos pesados de Hollywood, o escocês Gerard Butler e o ganhador do Oscar pela brilhante interpretação no filme Ray, Jamie Foxx.

Cartaz do filme

É um filme de ação com o pano de fundo da vingança, que tenta questionar o sistema da Justiça americana. Um pai de família (Butler) assiste sua mulher e filha serem assassinadas. Em seguida vê o assassino sair livre devido a um acordo com a Promotoria (Foxx). Ele resolve partir para a vingança desmascarando o "sistema".

Mulheres também gostam de filmes de ação

Até quase o final, pensamos que atingiria o objetivo. Infelizmente, não conseguiu porque prevalece - sempre - o final feliz hollywoodiano e a certeza reconfortante - para os americanos - de que tudo continuará exatamente do jeito que é. Ficou devendo.

Mas, para quem gosta de ação é um bom filme. Tem ritmo e a dose certa de suspense, explosões, tiros, mortes violentas e sangue, tanto dos bandidos quanto dos mocinhos(as). Jamie Foxx está mais canastrão do que nunca.

Parece galã de novela mexicana

Somos levados a torcer pelo good guy que se transforma em bad guy quando põe em marcha seu plano de vingança. Mas, continua simpático devido à luta por uma boa causa. Um anti-herói.

O cinema caiu na gargalhada quando o chefe da Promotoria é assassinado de maneira muito semelhante ao que estamos acostumados a ver no Rio de Janeiro. E essa é apenas uma das muitas mortes de autoridades.

Por um breve momento de devaneio, minha cabeça imaginou algo semelhante acontecendo aqui no Brasil. Um anti-herói como aquele, revoltado com mensaleiros e aloprados ...

Deixa pra lá. Os brasileiros são uma gente pacata, ordeira e obediente.

Ricardo Icassatti Hermano

O filme é puro entretenimento. Vejam o trailer:


Nenhum comentário: