terça-feira, 24 de novembro de 2009

Confusão no Cardápio


Você já se confundiu com um cardápio de bebidas preparadas com café e leite? Eu também. Sabe a diferença entre Café au Lait, Latté, Cappuccino e Machiatto? Eu também não sabia. Por isso, fomos atrás da explicação sobre cada bebida. A diferença básica entre as preparações é o tipo e a quantidade de café

Café au Lait - é o nosso velho café com leite, mas na proporção de metade café coado e metade leite aquecido, de preferência integral.

Latté - é similar ao Café au Lait, mas já passa a utilizar o espresso (de um a três), que é colocado no fundo da xícara ou caneca, coberto com leite vaporizado e finalizado com uma fina camada de espuma de leite. Há quem prefira colocar o espresso depois, sobre a espuma e o leite, mas é apenas questão de preferência pessoal.

Cappuccino - aqui também são utilizadas doses de espresso, mas a proporção entre leite e espuma é o contrário em relação ao Latté: um monte de espuma e pouco leite. Com isso, o sabor do café é bastante pronunciado. O segredo de um bom cappuccino é uma excelente espuma.

Machiatto - se você gosta de um sabor realmente intenso de café, essa é a pedida: um espresso coberto apenas com a espuma de leite vaporizado. Nada de leite líquido. Também pode substituir a espuma por uma dose de creme de leite quente.

Como podemos ver, são apenas dois ingredientes que, preparados de maneira diferente, podem gerar bebidas para agradar a qualquer paladar.

Poucas coisas são capazes de provocar felicidade imediata

Nenhum comentário: