Romoaldo de Souza
A Música do Dia, deste domingo, é uma pesquisa do produtor americano Mark Johnson, fundador da ONG Playing for Change.
Inicialmente escrevi este texto, que foi apresentado aqui em Brasília, no programa Revista 100,9 da Rádio Cultura FM, que vai ao ar toda sexta-feira, das 5 da tarde às 7 da noite.
Inicialmente escrevi este texto, que foi apresentado aqui em Brasília, no programa Revista 100,9 da Rádio Cultura FM, que vai ao ar toda sexta-feira, das 5 da tarde às 7 da noite.
Mark Johnson viajou pelos cinco continentes, juntando a cítara indiana com o pandeiro português. Bob Marley e Bono Vox.
Os participantes do projeto são anônimos artistas, como César Pope, um brasileiro radicado em Barcelona, na Espanha, que toca cavaquinho na música que é o carro-chefe do disco, Stand By Me.
Se os artistas e instrumentos são uma miscelânea que vai do violão de Manu Chau, na França, ao violino de Radwin Nizar, na Arábia Saudita; o repertório passa por Tracy Chapman, em Talkin' bout a revolution; a parceria do argentino, Enzo Buono com o indiano Ananda Giri, em Chanda Mama, uma canção cheia de sentimentos de perseverança....
Os dez anos de trabalho de Mark Johnson já atingiram a marca de 1 milhão de cópias do CD e DVD.
O dinheiro arrecadado já está sendo destinado a construção de escolas de músicas para crianças carentes, principalmente na África.
Na música Stand By Me, imortalizado sucesso dos Beatles, Johnson gravou a base na Califórnia, em Caracas, Nova Orleans e em Moscou.
A bateria vem do Congo, na África.
As vozes vão de Grandpa Elliott, que também toca gaita, a Vusi Mahlasela, na África do Sul.
Playing for Change, resgata um dos valores mais esquecidos nos dias atuais: a lealdade.
Bom domingo!
Um comentário:
Certa vez me "ensinaram" as diferenças e sutilezas da lealdade x fidelidade.
Postar um comentário