segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Curso de Degustação de Café


Foi uma feliz iniciativa do Pedro, representante do Café Cristina, trazer de Campinas a provadora e mestre faixa preta 10º Dan nas artes da cafeína, Márcia Yoko, para ministrar o 1º Curso de Degustação de Café de Brasília. Um pioneirismo elogiável que vai dar muitos frutos em um breve futuro.

Como defende o blog Café & Conversa, a educação é a base de qualquer sucesso. Quanto mais expandirmos e compartilharmos o conhecimento, mais pessoas vão saber o que é e apreciar um excelente café.

O curso foi limitado a 10 pessoas, pois o intuito era saber se havia público interessado. Não deu para quem quis. Ainda bem que nos inscrevemos logo no primeiro dia. Baristas, proprietários de cafeterias, pequenos cafeicultores e este jornalista, tiveram uma oportunidade de ouro, pois a instrutora é simplesmente uma sumidade mundial na matéria.

No sábado, Márcia Yoko nos ensinou sobre o mercado internacional, a profissão de provador, os eventos e concursos aqui e no exterior, os segredos, os mitos, as fofocas, a realidade e as novidades do mundo do café. Aprendemos as manhas da torrefação para cada tipo de café, métodos de plantio, colheita e despolpação. Em seguida iniciamos as provas dos cafés. A mulher rodou o mundo várias vezes e sabe tudo!

Passamos o dia envolvidos nessas atividades e nem vimos o tempo passar. No domingo, conhecemos as técnicas de classificação dos cafés e nos entregamos de corpo e alma à degustação. Finalizamos o dia e o curso com uma prova semelhante aos concursos de provadores. Inesquecível. Saí com uma dor no coração e gosto de quero mais. Aliás, também saí com um gosto muito mais apurado.

Mas, são os sacrifícios que fazemos com prazer pelos nossos leitores ...

Queremos que vocês compartilhem nossas descobertas e, como nós, acrescentem qualidade às suas vidas. Um simples café parece pouca coisa, mas definitivamente não é. Um bom café pode mudar a sua vida e sempre para melhor. Há anos tenho visto isso acontecer. O próprio blog já provocou mudanças nas vidas de algumas pessoas.

Com esse curso, novas portas e janelas se abriram para um horizonte infinito. Só mesmo uma bela fera como Márcia Yoko para nos guiar em segurança nessa aventura sensorial. O conhecimento nos transforma e passamos a ser outras pessoas, que podem ser melhores ou piores que as anteriores. Para termos a certeza de que avançaremos para um patamar superior, é preciso ter a condução de mãos competentes. E a japa é uma gigante do café. Valeu Márcia : )

Márcia Yoko e eu.
Não sou o John Lennon, mas a minha colher é maior que a dela

Felizmente, o Pedro anunciou que fará mais cursos como esse, inclusive os mais avançados. Com a garotada barista que vi lá, interessada e engajada na busca do aperfeiçoamento profissional, tenham a certeza que em pouco tempo o difícil será escolher onde tomar o seu espresso, pois teremos muitas excelentes opções na cidade.

Por falar nisso, em dezembro haverá inauguração de mais uma cafeteria na CLS 104. Vai se chamar Café Fellini e a sua dona, Moema, me prometeu do fundo dos seus olhos azuis da cor do céu, que seguirá padrões parisienses no atendimento. O Café & Conversa, é claro, vai conferir.

Ricardo Icassatti Hermano

Nenhum comentário: