quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Bolo Misterioso


Por encomenda do blog Café & Conversa e por extrema gentileza da jornalista Raíssa Abreu, galeguinha linda dos zóio azul, chegou uma receita quentinha de bolo de fubá, tradicional e indispensável acompanhamento para uma fumegante e reconfortante xícara de café. A receita vem lá da cidade natal da galeguinha.

Galeguinha dos zóio azul

Pedralva é uma cidade pequena (12 mil habitantes) porém decente, localizada ao Sul das Minas Gerais, vizinha do município de Cristina. Como se vê, uma região famosa pela excelência do café que produz. Tudo a ver.

A progressista cidade de Pedralva

A criadora de tal maravilha é a Dona Irene do Licinho, que conseguiu deixar o bolo com uma camada cremosa. Só de pensar já dá água na boca e já não sei doncovim, doncotô e proncovô. Coisas do interior que não existem nas cidades grandes, como avó, quintal, galinheiro, pé de goiaba, poço d'água e forno de lenha. E aquela falta de pressa ...

Até o nome do bolo é legal: Bolo Misterioso ... segue a receita:

INGREDIENTES
- 3 xícaras de fubá
- 5 xícaras de açúcar
- 1 xícara de farinha de trigo
- 2 pires de queijo de minas semi-curado ralado
- 2 colheres de sobremesa de fermento Pó Royal
- 3 colheres de manteiga
- 1 litro de leite
- 4 ovos de galinha caipira

PREPARO
Bata a manteiga com o açúcar até ficar bem clarinho. Separe as claras e as gemas dos ovos. Junte as gemas e reserve as claras. Vá colocando o fubá, aos poucos, e a farinha de trigo. Misture bem. Também aos poucos, acrescente o leite, o fermento, o queijo e, por último, as claras batidas em ponto de neve.

Coloque a mistura numa forma untada com manteiga e leve ao forno a 180º por cerca de 40 minutos. Raíssa avisa que é bom ficar cuidando senão o trem pode desandar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Adoro receita que leva pires como medida! Coisa mais mineira, sô!

Anônimo disse...

Eu fiz mas não virou o bolo misterioso de tres camadas, virou apenas um bolo de fuba comum :-(

Café & Conversa disse...

Caro Anônimo,

O Bolo Misterioso não tem três camadas. A maneira como é feito é que deixa uma camada cremosa no seu interior. Aliás, o bolo foi feito num fogão a lenha, que deve fazer a diferença. Além, claro, dos macetes e da experiência acumulada em décadas pela Dona Irene do Licinho : ) Continue tentando e nos conte sua experiência.

Abraço.